VI Fórum Juvenil Sobre Património Mundial Africano
O Técnico de Desenvolvimento da ADPM e activista de Património, Filipe Alage participa, entre os dias 10 a 15 de Outubro corrente, no VI Fórum Juvenil sobre Património Mundial Africano a decorrer nos Camarões, na Reserva de Fauna de Dja, sitio de Património Mundial.
Trata-se de um encontro dos jovens profissionais da área de património em Africa organizado pelo Fundo do Património Mundial Africano. Este Fórum, associa-se as celebrações dos 50 anos da convenção de 1972 (convenção para a proteção do Património Cultural e Natural Mundial) colocando enfase nesta efeméride.
Sob o tema “A Juventude Africana nos Próximos 50: o Património que Queremos”, o Fórum visa solidificar as competências dos Jovens Africanos para apoiar a implementação da Convenção do Património Mundial e os esforços de desenvolvimento sustentável em África
Vinte e cinco (25) jovens profissionais do patrimônio de países africanos participarão do Fórum que consistirá em apresentações interativas de jovens participantes e especialistas, discussões, workshops e visitas guiadas à Reserva de Fauna Dja. No final os participantes produzirão uma Declaração com o perfil da experiência e aspirações da Juventude nos próximos 50 anos.
De referir que a Ilha de Moçambique foi no ano de 2018 acolhedora do III Fórum Juvenil sobre Património Mundial Africano que reuniu jovens da Ilha, de outros pontos de Moçambique e dos outros países da região PALOP.