Projeto 1000 Dias na Ilha de Moçambique Bicicletas e formação para ativistas
No âmbito da criação da rede de mulheres activistas para a componente de nutrição, do projeto 1000 Dias de Boa Alimentação, 26 candidatas a ativistas receberam formação sobre as temáticas a serem desenvolvidas ao longo do projeto.
23 destas ativistas foram selecionadas e receberam bicicletas doadas pela Mozambikes para as deslocações diárias e materiais de apoio para dinamização das suas atividades.
Estas ativistas serão distribuídas pelas Unidades de Saúde de Ilha Insular, Macicate, Lumbo, Ampapa e Sangane, na Ilha de Moçambique.
O projecto 1000 Dias de Boa Alimentação - melhoria do estado nutricional das crianças e grávidas do Distrito da Ilha de Moçambique - tem como objetivo específico melhorar o estado nutricional das grávidas, lactantes e crianças durante os primeiros 1000 dias de vida, através da produção dos alimentos locais e da sua disponibilidade anual utilizando técnicas de conservação, transformação e armazenamento, com medidas de combate à pandemia Covid-19.
É um projeto de 2 anos, implementado pela Helpo e VIDA ONGD, em parceria com os Serviços Distritais da Saúde, Mulher e Ação Social do Distrito da Ilha de Moçambique, a Direção Provincial da Agricultura e Pescas – Nampula, e a Universidade Lúrio, e financiado pelo Camões, I.P., Helpo e VIDA ONGD.
Fonte: Helpo ONGD