Moçambique e Portugal reforçam cooperação
Moçambique e Portugal pretendem ver reforçados os seus laços de cooperação bilateral, político e diplomático. O desejo foi expresso numa audiência que a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuela Lucas, concedeu ao Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
Manuela Lucas disse depois do encontro que os dois países estão a preparar a realização da terceira cimeira bilateral dos Chefes de Estado e de governo que terá lugar em Julho próximo.
Assegurou igualmente que o Executivo moçambicano e o português estão a fazer o seguimento do caso do empresário português desaparecido na cidade da Beira, província de Sofala.
Pedido de vistos
Cerca de 10 mil moçambicanos obtiveram vistos para entrada em Portugal, passados pelos serviços consulares deste país.
A Lusa cita o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, de visita a Moçambique, como tendo afirmado que os números revelam "um movimento significativo" semelhante a 2016, mas que na altura incluía também cidadãos de dupla nacionalidade (luso moçambicanos).
O dirigente português que falava ontem a jornalistas referiu-se também ao cometimento do governo moçambicano em prestar todo o apoio aos empresários do seu país.