Gestão do Posto de Turismo Ilha de Moçambique
No âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, Fase 2 Prorrogação, estão na ilha dois peritos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril, ESHTE, para estudarem possibilidades de gestão do Posto de Turismo.
O objetivo deste projeto surge na necessidade de requalificar e dinamizar o Posto de Turismo onde a visão passa por dotar o Posto de Turismo de fatores de diferenciação, assumindo uma atitude proactiva e autonomia financeira
Para tal, interessa criar dinâmicas que atraiam os turistas, oferendo uma programação como forma de experienciar a Ilha.
Neste sentido, a Universidade do Lúrio, através dos seus alunos e docentes, desempenham um papel central na dinamização do Posto de Turismo, assumindo a responsabilidade da realizar as atividades propostas.
O Posto de Turismo é um espaço destinado à promoção turística do Município da Ilha de Moçambique, através da prestação de informações e desenvolvimento de atividades e eventos regulares de carácter turístico inserido na componente 1, Eixo 5 da UCCLA.
Em vez de o artesão estar a trabalhar em casa, está no Posto de Turismo por uma manhã ou tarde, promovendo a sua atividade e as tradições da Ilha.
O turista adere por um custo inicial. Se gostar, mediante um valor adicional, pode fazer a sua própria peça personalizada.
Este projecto traz vantagens mútuas mais especificamente aos estudantes e turistas que passam pelo posto de turismo.