Gestão de resíduos no Município da Ilha de Moçambique (resumo do workshop)
A Cluster da cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, apresentou o resumo da oficina de gestão de resíduos no dia 09 de fevereiro e concluiu-se a segunda fase do projeto de compostagem descentralizada, integrado no Eixo 3 do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique.
A oficina de ecogestores, esteve a trabalhar nos bairros da Ilha insular e da zona continental desde dia 23 de Janeiro de 2017, apresentou resultados positivos com a transformação de resíduos orgânicos (restos de fruta, legumes, cascas, folhas e ramos) em fertilizante natural.
No workshop abordou-se um conjunto de medidas fundamentais, algumas incluídas pelo projecto UCCLA/Eixo 3 – Salubridade Ambiental; outras expressas no plano de gestão de resíduos da Ilha de Moçambique, foi um processo inovador e pioneiro na zona norte do país que Permite uma forma de tratamento de resíduos que conduz à melhoria da agricultura.
Os ecogestores, dizem que o programa de compostagem trará melhorias ao município, sendo que os munícipes aprenderam a cuidar do seu lixo e deixaram de deitar nas ruas da cidade.