Propostas do plano das comemorações e de actividades relativo ao segundo centenário da Ilha de Moçambique
A ilha de Moçambique é considerada por muitos e vários intervenientes (locais, nacionais e estrangeiros) como sendo um espaço concreto de representação do legado inquestionável da cultura de vários povos oriundos de diferentes lugares com características específicas.
A característica da Ilha de Moçambique hoje, é o resultado da confluência e convivência destes povos que deixaram marcas típicas e únicas, facto que contribuiu para que em 1991 Moçambique com o apoio da UNESCO, inscrevesse a Ilha de Moçambique na lista do Património Cultural da Humanidade.
O Governo da Província de Nampula, lançou em 2016 o programa comemorativo das festividades do segundo centenário da Ilha de Moçambique, a ter lugar a 17 de Setembro de 2018, igual modo, foi constituída uma comissão de trabalho multissectorial com a tarefa de dedicar nos preparativos das celebrações e de todas as actividades a ela relacionadas.
Sendo que a Ilha de moçambique, foi o local que deu a origem ao nome do país em que hoje se vive, foi a primeira capital de Moçambique durante o período da ocupação colonial, assim, a cidade histórica e mais antiga de Moçambique e foi o primeiro lugar da República de Moçambique a ser proclamado pela UNESCO como património Mundial da humanidade.
As festividades para assinalar os 200 anos da Ilha de Moçambique como Cidade, vão compreender momentos de exaltação dos valores da Ilha, visando divulgar e promover na escala nacional e internacional e momentos de concretização de sonhos, que são convertidos em acções que visam promover o desenvolvimento local.
Pela natureza, os eventos principais poderão durar maior tempo que os eventos âncoras, assim o momento de exaltação dos valores da Ilha será constituído por um grupo de eventos como, festa de rua sem carro, músicas, teatros, dança, concurso, desfile de moda, pesca desportiva, gastronomia, artes plásticas, leilão de elementos simbólicos da Ilha, homenagem a pessoa mais velha, palestras, seminários, reflexões e muito mais.
O monumento de concretização de sonhos vai consistir na realização de acções e actividades que quando devidamente implementadas se julga contribuírem para o desenvolvimento local.