Família Nyusi foi a primeira a ser recenseada
O lançamento oficial do 4° Recenseamento Geral da População e Habitação teve lugar no dia 1 de Agosto de 2017, no Palácio da Ponta Vermelha, a residência oficial do Presidente da República, com o seu recenseamento e da sua família.
Assim, a família Nyusi foi a primeira a exercer o direito de ser contabilizado em todo o país. O inquérito foi realizado pelo Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Rosário Fernandes. Depois de inquirir o Chefe do Estado, Fernandes fez, em privado, o recenseamento dos restantes membros da família do Presidente da República.
No final, o Presidente do INE colocou, à entrada da Ponta Vermelha, o selo que marca que o Palácio Presidencial foi recenseado e entregou ao Chefe do Estado o cartão que prova que já foi contabilizado.
Dirigindo-se à Nação, Filipe Nyusi pediu aos moçambicanos para que o mais cedo possível recebam os agentes recenseadores e forneçam todo o tipo de informação pedida para ajudar o Governo a planificar e a conhecer melhor a situação real do país.