Encerramento do III Fórum Regional Juvenil sobre o Património Mundial Africano
A Cidade da Ilha de Moçambique acolheu o 3.º fórum Juvenil sobre o Património Mundial Africano sob o tema "Integrando as Perspetivas da Juventude na Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Património Mundial Africano" que teve como início no dia 30 de Abril até 5 de Maio.
Fizeram parte deste fórum 20 jovens lusófonos provenientes dos PALOP, nomeadamente, Moçambique, Angola, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, é um jovem da Namíbia, embora a Namíbia não faça parte dos PALOP, o jovem beneficiou-se de um apuramento do concurso para o fórum.
Uma marcha foi realizada no âmbito deste fórum que culminou com o dia do Património Mundial Africano e teve como ponto de partida a ponta da Ilha de Moçambique até ao Jardim da Memória onde decorreu a cerimónia de encerramento do fórum.
A marcha de exaltação deste importante dia do património africano contou com a participação dos dirigentes do Governo de Moçambique à nível central e estrutura local, UNESCO, Cooperação Portuguesa, Fundo do Património, participantes do fórum, estudantes, docentes e a sociedade civil.
O teatro ilustrativo da Escravatura, o Tufo, declamação de poesia pelos jovens participantes do fórum e uma exposição da gastronomia típica da Ilha brindaram foram as principais atividades decorridas no âmbito desta cerimónia.
Este ano, foi escolhida a Ilha de Moçambique como palco deste evento integrante do programa das comemorações dos 200 anos de elevação a categoria de cidade.