Dia da mulher moçambicana celebrada na Ilha de Moçambique
No dia 7 de Abril presta-se uma homenagem especial às mulheres moçambicanas, um dia que ficou marcado no calendário pela morte de Josina Machel em 07 de Abril de 1971, considerada uma heroína nacional.
Este ano, o dia da Mulher Moçambicana, na Ilha de Moçambique, celebrou-se sob o lema “Ativismo transformando a vida da Mulher ao Lado do Homem”.
As celebrações foram lançadas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lúrio em uma conferência, Mutiana Orera, no dia 06 de Abril de 2018 onde estiveram mulheres no painel de oradores que contou com o laçamento do primeiro livro "Uma Introdução à Ética" do Professor Doutor Camilo Francisco Cuna.
No dia 07, o Administrador do Distrito da Ilha de Moçambique, Luciano Augusto, depositou a coroa de flores na Praça dos Heróis no distrito e as atividades continuaram no local de comício na Praça 16 de Junho com atuação de vários grupos culturais, de músicos locais e demostração de defesa pessoal por meninas.
No Local de Comício foram ouvidas mensagens de encorajamentos pelo Administrador da Ilha de Moçambique, Primeiro Secretário do Comité Distrital da Frelimo, Secretária da Organização da Mulher Moçambicana e da Vereadora de Finanças que estava em substituição do Presidente co Conselho Municipal da Ilha de Moçambique.
Clique para ouvir as mensagens:
Luciano Augusto, Administrador da Ilha de Moçambique
Julieta Magalhães, Secretária da OMM Ilha de Moçambique
Georgina de Sousa Neves, Vereadora das Finanças do Conselho Municipal
Agostinho Atumane, Primeiro Secretário do Comité Distrital FRELIMO