Contadores de histórias da Ilha de Moçambique
Organizam rodas de leitura todas as quartas-feiras pelas 10:30 na Biblioteca Pública Municipal da Ilha de Moçambique e todos os sábados pelas 9:00 na Biblioteca Pública Distrital da Ilha de Moçambique onde são promovidos gostos pelo livro e pela leitura por contadores de histórias da Ilha de Moçambique em uma narração coletiva.
A Ilha de Moçambique comemora, em 2018, duzentos anos desde que foi considerada como cidade, com muitas histórias para contar, na biblioteca, mas também na escola, na rua, na praça e no bairro. As tradições locais em encontros Poka Pokani, o estímulo intelectual na construção social da criança e das suas aprendizagens também são abordados nestas rodas de leitura.
São encontros para descobrir ideias, impulsionando a autonomia do pensamento, o valor da participação, a consciência ética e estética, a expressão criativa, a atenção, a observação, a dúvida e a imaginação.
Servem para nos relacionarmos com livros, apreciando a sua qualidade literária e estética, no jogo comunitário da narração. Para despertar o gosto pela fruição do livro. Para conhecer os muitos trilhos do livro e da leitura, criar uma história como quem “cria um mundo” e estimular as representações da criança.
A acção decorre no espaço do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, 2.ª fase, Componente 1, Eixo Educação, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP, desenvolvido pela UCCLA em parceria com o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique e Conselho Municipal de Maputo.