Conferência dos 100 anos de Oliver Tambo
A Universidade Lúrio realizou no dia 02 de Novembro de 2017 na Capela de São Paulo, Museu da Ilha de Moçambique, a Conferência dos 100 anos de Oliver Tambo, subordinado ao tema "Liberdade para África", em homenagem a celebração do centenário deste grande ícone Africano numa parceria com a Fundação Oliver e Adelaide Tambo.
O evento contou com a participação especial do Antigo Presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano e do Vice-Presidente da Fundação Oliver e Adelaide Tambo, Duma Moses Nkosi, que fizeram parte do primeiro painel, e do editor do Jornal Savana, Fernando Gonçalves, o Administrador da Ilha de Moçambique, Luciano Augusto e o Sheik Hafiz Jamu compuseram o segundo painel.
O reitor da Unilúrio, Francisco Noa, agradeceu a presença de todos, em particular a Joaquim Chissano, Duma Moses Nkosi e Fernando Gonçalves, por terem aceitado o convite para juntos e com a comunidade da Ilha de Moçambique refletirem a vida, obra e legado de Oliver Tambo. Referiu ainda que celebramos o centenário numa altura em que a UniLúrio tem implantada uma unidade num local considerado Património Mundial da Humanidade. O propósito da realização desta conferência é garantir a missão da universidade de se relacionar com a sociedade, incutindo valores morais, fornecendo conhecimento e criando memória histórica.
Ainda na abertura, Francisco Noa aproveitou a oportunidade para desejar feliz aniversário ao Presidente Município da Ilha, Saide Gimba e ao Diretor do Turismo do Distrito, Abacar Naimo que completaram mais um ano de vida no mesmo dia em que se realizava a conferência.
Durante a sua intervenção no primeiro, que debateu os “Herois da Liberdade Africana”, Joaquim Chissano falou dos feitos de Oliver Tambo e da importância deste grande homem para a independência da África do Sul, e não só, como também da África no geral e do papel preponderante na história do nosso continente. Duma Nkosi, debruçou-se sobre a contribuição do Congresso Nacional Africano (ANC) no estabelecimento da democracia na África do Sul, do papel da Fundação Oliver & Adelaide Tambo na criação de valores de unidade, altruísmo, sacrifício, liderança colectiva, humildade, honestidade e respeito mútuo, missão, visão e objectivos desta fundação.
O segundo painel, Luciano Augusto, Sheik Hafiz Jamu e Fernando Gonçalves debateram a “Liberdade: Hoje”, sob ponto de vista social, político e econômico.
No encerramento, Noa enaltece o tributo que é dado a está figura embkematica, um herói da nossa história, cujo percurso e feitos falam por si.
Conferência contou igualmente com a participação de representantes do Governo da Provincia de Nampula e do distrito de Ilha de Moçambique, autoridades tradicionais e religiosas, comunidade local, directores, docentes e estudantes da UniLúrio, parceiros e convidados.
Nascido em 27 de Outubro de 1917, em Mbizana, Africa do Sul, Oliver Tambo foi um político anti-apartheid sul-africano e uma figura central no Congresso Nacional Africano (ANC).
Lançada oficialmente em 2011, a Fundação Oliver e Adelaide Tambo, procura abordar questões de elevação e promoção socioeconómica, educação, capacitação das mulheres e promoção de iniciativas artísticas, culturais e patrimoniais.
Numa altura em que a Universidade Lurio é o país atravessam sérias dificuldades financeiras, a realização de eventos dessa natureza constituem grande desafio, e a Universidade agradece o apoio dos parceiros que permitiram trazer a debate esse importante herói, em especial: Millennium BIM, Gani Comercial, Vodacom, Millennium Motors 2000, Mcel, Terraço das Quitandas, Escondidinho, Café Central, TDM, GACIM, Office Data Store, Museu da Ilha de Moçambique, Governo da Provincia de Nampula, Governo Distrital da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal da Ilha de Moçambique e Zion.