Comunidade Precious Plastic na Ilha de Moçambique
No âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos foram encomendadas à OPOLAB/Precious Plastic Portugal um conjunto de máquinas de transformação de plásticos para o desenvolvimento de uma estação na Ilha de Moçambique, sob a supervisão técnica da Ensaios e Diálogos Associação, depois da análise de resíduos/produtos e soluções com os parceiros do projeto e diversos participantes.
A Precious Plastic é uma comunidade global que envolve centenas de pessoas e é um exemplo de desenvolvimento de tecnologia em plataforma open source, partilhando soluções para a implementação de oficinas de reciclagem locais, que potencia a partilha e a comunicação de soluções. É uma plataforma que condena o "desperdício", incluindo o "desperdício de potencial".
Esta tecnologia aproveita a característica vantajosa do plástico: durabilidade, e corrige as maiores desvantagens: vida útil curta e sistema de recolha e tratamento. Nestas oficinas, pode-se triturar uma garrafa e usar os fragmentos como única matéria-prima de um novo produto. E refazê-la sempre que se queira, em verdadeira economia circular, contrariando o paradoxo de um material feito para durar centenas de anos e desenhado para ser usado apenas durante um instante.
Fonte: UCCLA