Ainda, os instruendos dizem que não foi fácil superar os 60 dias, e que ao longo destes dias, a sua estadia nas instalações onde decorreu o curso em causa que hoje encerrou, agradeceram ao corpo da direção do Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçamb
No dia 7 de Abril presta-se uma homenagem muito especial às mulheres moçambicanas - um dia que ficou marcado, no calendário, pela morte de Josina Machel, uma heroína nacional.
Josina Machel foi considerada uma heroína nacional que se destacou, ativamente na Luta de Libertação Nacional e pela emancipação da mulher
Hoje as mulheres enfrentam outras lutas menos importantes graças a sua coragem, dedicação e entrega na busca pela independência da mulher Moçambicana.
O evento contou com a deposição de flores no monumento aos heróis Moçambicanos pelo administrador do distrito, Luciano Augusto, presidente do Conselho Municipal, Saide Gimba, membros do governo e do partido FRELIMO no distrito da Ilha de Moçambique.
Julieta Magalhães, Secretária da Organização da Mulher Moçambicana e Agostinho Assuate Atumane, Primeiro Secretário da FRELIMO, falaram do historial da Josina Machel e do seu povo.
O evento contou também com um dueto do Presidente do Conselho Municipal e a secretária da OMM que fizeram um cântico sobre a mulher Moçambicana e com discurso do Administrador do Distrito da Ilha de Moçambique que saudou o presidente da república, agradeceu pelo seu empenho e dedicação que tem feito para alcançar a paz nacional.
Em seguida, contou-se também com atuação de grupos culturais de tufo, Música, poesias do Professor Muira e do poeta Cláudio Monteiro e o professor de Tae Kwon Do, Mussa Razão, apresentou uma defesa para as mulheres se protegerem contra a violência doméstica junto com seus formandos.