Abertura oficial do ano letivo da UniLúrio

2017-04-01
Abertura oficial do ano letivo da UniLúrio

Decorreu no dia 31 de Março a abertura oficial do ano letivo da universidade Lúrio, uma das 11 instituições de ensino superior existentes na província de Nampula.

A universidade Lúrio que se estabeleceu na Ilha de Moçambique no presente ano de 2017, enquadra-se em 11 instituições de ensino superior existentes na província de Nampula - destas 11 instituições 4 delas são sediadas na província de Nampula, incluindo a Universidade Lúrio. 

Em 2016 foram cerca de 16 mil estudantes que existiam na província de Nampula com cerca 70% atingidos pela Unilúrio, Universidade Pedagógica e Academia Militar.

A FCSH, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lúrio, está cumprir com a missão de educar e promover o desenvolvimento sustentável através de inteligência, que na primeira fase iniciou as suas atividades no Campus de Muhipiti ministrando dois cursos, nomeadamente, (i) Turismo e Hotelaria e (ii) Desenvolvimento e Relações Internacionais, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa e, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril, ambas de Portugal. 

 

img_3125

No evento, que para além do reitor da Universidade Lúrio, Prof. Doutor Francisco Noa; os vice-reitores; o Diretor da faculdade e das unidades centrais da Universidade; Saide Abdurremane Amur Gimba, presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique; Luciano Augusto, administrador do distrito do distrito e membros do governo; convidados, docentes e estudantes da FCSH; contou também com a participação do Prof. Doutor Mário da Graça Machungo e com Prof. Mário Brito, Diretor da delegação da Universidade Pedagógica na província de Nampula. 


 

img_3110

Na sua intervenção, o reitor da UniLúrio, saudou em primeiro lugar a população da Ilha de Moçambique e agradeceu por terem acolhido, acreditado, apropriado e alimentado o projecto.

A Universidade Lúrio, é a primeira a ser instalada na Ilha de Moçambique, o reitor disse ainda que é motivo de tanto orgulho e de enorme responsabilidade abrir uma unidade de ensino superior e com as características num lugar que concentra episódios marcantes da história e da cultura do país que vive de pluralidades e diversidades e tem várias implicações de significados tais como; (i) prestar tributo a um lugar emblemático do território Moçambicano que durante séculos se destituiu como um dos seus principais centros em termos comerciais, políticos, culturais e intelectuais; (ii) resgate da importância e fulgor que a Ilha de Moçambique teve no passado como primeira capital do estado a partir de 1530, como lugar onde surgiu a primeira escola oficial em 1799, como lugar onde a cultura, a arte, a literatura o jornalismo, sobretudo no século XIX, agitavam e mobilizavam a intelectualidade e a sociedade da época; (iii) contribuir estruturalmente para a conservação da Ilha através da ocupação e uso responsável da promoção contínua de formação, sensibilização, consciencialização; (iV) concorrer para o desenvolvimento socioeconómico não só da Ilha de Moçambique, mas também da província de Nampula e de toda região norte, capacitando as pessoas, estimulando a iniciativa privada, promovendo a cultura, a história, o turismo, a hotelaria e toda cadeia que está associada e que inclui a educação ambiental.

img_3134

O reitor da Unilúrio, agradeceu pelo apoio incondicional desde o primeiro momento do presidente do Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, do administrador da Ilha de Moçambique, do Diretor do GACIM, do Diretor do Museu e dos líderes culturais e religiosos pelo entusiamo e zelo que têm colocado na implementação da faculdade na Ilha de Moçambique. 

De recordar que a Universidade Lúrio completa este ano 10 anos desde a sua criação.

Ilha de Moçambique
Posto de Turismo da Ilha de Moçambique Casa Girassol Ilha de Moçambique
+258 87 538 1002 turismo@ilhademocambique.co.mz FB IG logo