Património

A Ilha de Moçambique foi declarada Património Mundial pela UNESCO, em Dezembro de 1991, em resposta a uma proposta do Governo de Moçambique no âmbito da valorização e preservação do rico património da Ilha que foi a primeira capital do país.

Na prossecução destes esforços, o Governo de Moçambique, criou um Estatuto Específico e uma Orgânica da Ilha de Moçambique, instrumentos legais que ditam a conservação, preservação e restauro do seu Património Histórico-Cultural e Natural.

É neste contexto que foi criado o Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique – GACIM, através do Decreto nº 28/2006, de 13 de Julho, com as funções de estabelecer regras para protecção e valorização do Património tangível e intangível, com base na política do Governo sobre o desenvolvimento sustentável da Ilha de Moçambique.

Cidade de Macúti
Cidade de Macúti

A Cidade de Macúti (bairro de Macúti) é designada a partir da cobertura tradicional das casas feitas com folhas de coqueiro. Esse assentamento foi ocupando as partes sul e oriental da Cidade de Pedra. É formada, maioritariamente, por casas feitas de material local, nomeadamente, pau-a-pique, mangal, bambu, khero (cordas feitas à base de fibra de mesocarpo de coco) e pedriça.

O que condicionou a formação desse bairro são os ventos que, aliás condicionaram também toda formação das primeiras habitações na Ilha, e mesmo as da Cidade de Pedra e Cal. A região onde se situa a Ilha é afectada, de vez em quando, por ciclones e ventos de monções, que sopram do mar para o continente. Com efeito, na costa (lado da baía) os ventos são mais suaves, o que facilita a navegabilidade.

Até metade do século XVIII, na zona Sul da Ilha, onde hoje se situa a Cidade de Macuti, além do convento de João de Deus, do lavadouro da Marangonha e da Fortaleza de Santo António, nada havia além de pedreiras, dunas e vegetação. Nesta altura, em termos de recursos de interesse económico, a Cidade de Macuti resumia-se a pedreiras e machambas. Todavia, na zona da costa (lado da baía) já existiam algumas edificações de pedra e cal como as casas dos xeiques, a quem pertenciam os terrenos onde se localizavam as pedreiras, o celeiro e o matadouro.

A administração autorizava-os a construírem (escravos não eram sujeitos de direito, portanto não é provável que se reconhecesse a eles a posse de algum bem; talvez fossem obrigados a construir a casa que habitariam, mas esta não viesse a ser necessariamente sua) uma casa com dimensões não superiores a 25 m2. Eram casas precárias e usavam materiais vindos de Sancul, Lunga, Matibane, no continente. As técnicas de construção utilizadas eram as praticadas pelos mahuwa do interior, influenciados pelos árabes e pela cultura swahili. É nesse processso que começa a nascer a Cidade de Macuti, que se irá expandir a partir da zona da costa, onde se encontravam o matadouro e o celeiro, em direcção à contra-costa.

Importa realçar que nos cruzamentos dos lotes onde se fazia a extracção das pedras existiam casas de pedra e cal. Presume-se que estas casas eram dos controladores das pedreiras. Na planta da Cidade de Macuti, verifica-se claramente esta divisão. A estrada que cortava estas subdivisões é chamada pelos nativos de ntala o que quer dizer estrada.

O resto das pedras (inutilizável para a construção das casas da Cidade de Pedra e Cal) era utilizada pelos escravos para construírem as suas palhotas e, eram pedras muito pequenas.

Assim, a cidade de Macuti é ocupada a partir das antigas pedreiras, do lado da baía, nascendo o bairro de Esteu e Litine em direcção à contra-costa, onde surgem os bairros de Marangonha, Areal, Quirahi. Até a década de 1950 nada havia sido edificado no actual bairro Unidade, que foi um dos últimos a serem ocupados, a partir dos anos 60 do século passado. Até 1960 as casas na zona de Areal eram poucas. A maior concentração de casas estava nos bairros Esteu e Litine.

Num outro desenvolvimento, os relatos orais salientam que antigamente todas as casas da zona sul deveriam possuir obrigatoriamente coberturas de macuti. Nesta altura, o governo português proibia o uso de chapas de zinco. Para usarem esse tipo de cobertura as pessoas deviam ter licença da Câmara, cuja obtenção distinguia pessoas de prestígio na comunidade. Se procedente, essa informação dá indício de um ingrediente importante do processo de atribuição de valor negativo às coberturas de palha, que ao longo do tempo vai se disseminando entre os macua nahara, apesar de ser tecnicamente a mais adequada para as condições climáticas da Ilha.

Cidade de Pedra e Cal
Cidade de Pedra e Cal

Os séculos XVI e XVII registaram o desenvolvimento do núcleo urbano, marcado pelas edificações ao longo da baía na costa norte da Ilha; pela fila de estreitos talhões de lojas com fachada virada para a rua; pelos armazéns de mercadorias virados à praia e pelos palmarés na faixa central da cidade, virados à contra costa. O padrão dos arruamentos, hoje aparentemente labiríntico, teve a sua lógica própria ligando os pontos importantes da época: a ponte de atracação; a praça central, a Fortaleza e o Convento Hospital fora da cidade no lado sul, além da ligação às fortificações na ponta sul da Ilha.

Todavia, ainda antes da chegada dos portugueses no século XV, o comércio com os árabes já decorria nesta zona, pois, as águas do mar são calmas, profundas e permitem a atracagem de barcos mesmo de maiores dimensões.

Durante o século XVIII construíram-se, sobretudo na zona sul da Cidade de Pedra e Cal, as feitorias ricas com dois andares, arruamentos mais regulares e praças amplas. Ao longo da contra-costa cresceu um bairro de casas pobres, das quais ainda existem algumas. Até meados deste século os quarteirões concentravam-se no Largo do Pelourinho onde estão actualmente localizados restaurantes, enquanto na Ponta da Ilha (na actual Cidade de Macuti) não havia nada para além das pedreiras, do Convento S. João de Deus, do lavadouro de Marangonha e do Fortim Santo António. Após a criação do Município em 1761 e no período áureo do tráfico de escravos (1776-1803), observa-se a expansão da Cidade mais para a costa ocidental. Esta expansão consistia em palhotas para escravos e outra população local. Era o chamado Bairro Alto da Marangonha ou Missanga, semeado de coqueiros que, por ser uma zona irregular e pobre, constituía um foco de doenças justificando as várias tentativas para realizar o seu saneamento.

Em 1878 estabeleceu-se uma linha divisória da costa à contra-costa, proibindo-se assim a construção de palhotas a norte desta linha limite. A sul desta linha encontravam-se as pedreiras, os currais de gado, o matadouro, fornos para a queima de cal e os depósitos de lenha e carvão. A parte sul da linha divisória, denominada “Bairro Indígena,” indica claramente o seu carácter selectivo. Com a introdução da postura camarária em 1894, foram impostas algumas exigências em relação às condições sanitárias, sendo proibidas coberturas em Macuti ou de outra espécie de palha nas casas ao longo de todas as vias principais, ruas e travessas. Foi igualmente proibido construir palhotas em macuti ou em palha em terrenos públicos.

No século XIX completou-se praticamente a urbanização da Ilha deixando apenas os palmares e hortas da Contra Costa e as pedreiras na Ponta da Ilha para a expansão da cidade. Fora da cidade, na Ponta da Ilha, encontram-se os cemitérios, o Matadouro e o Paiol

Fortaleza de São Sebastião
Fortaleza de São Sebastião

Com o intuito de se edificar uma defesa mais consistente e estratégica, que já não se revia no pequeno e vulnerável forte de São Gabriel, construído em 1507, a monarquia portuguesa traçou um projecto ambicioso de construção de uma fortaleza de maior dimensão.

A Fortaleza de São Sebastião carrega consigo dois sentimentos profundos: de tristeza, em virtude de ter sido o local onde eram recolhidos os escravos, ou mesmo mortos em casos de rebeldia, e de espanto perante a imponência deste magnífico exemplar de arquitectura militar. Reza a História que os portugueses se fixaram na Ilha de Moçambique, na perspectiva de controlar as rotas do comércio do ouro que outrora era detido pelos árabo-suailis. É evidente que, devido à importância que a Ilha representava no cenário económico mundial, sobretudo na nova rota para a Índia, a edificação de uma nova fortificação tornara-se necessária. 

Foi por essa razão que, entre 1545 e 1547, se iniciou a construção da Fortaleza de São Sebastião, a qual constitui, porventura, uma das maiores atracções turísticas. Inicialmente, serviu de quartel-general dos portugueses estabelecidos na costa oriental africana até à edificação da Capitania que viria a servir para o exercício da actividade económica e administrativa. Foi construída em forma de quadrado, cercada por grossas muralhas de pedra e quatro baluartes.

Na Fortaleza encontra-se a Capela de Nossa Senhora do Baluarte, A capela Nossa Senhora de Baluarte foi construída em 1522, a mando do Dom Pedro de Castro, quando sua tribulação passou o Inverno na Ilha. Está anexa a Fortaleza São Sebastião. É uma das edificações mais antigas da Ilha de Moçambique e, segundo as fontes, é a primeira igreja construída em África pelos Portugueses. Antes da construção da fortaleza, ela serviu de defesa da Ilha. Ela só é acessível pelo interior da mesma fortaleza.

No seu interior, encontram-se túmulos de São Sebastião de Morais, Sacerdote português, primeiro Bispo do Japão, falecido em 1588, e, na parte direita do altar, o do Dom António de Castro, falecido em 1557.

Monumento aos Mortos da Grande Guerra
Monumento aos Mortos da Grande Guerra

O Campo de São Gabriel serviu de cemitério para os portugueses pobres desde os princípios do Século XVI até princípios do século XIX. Na altura, todos os portugueses ricos eram sepultados nos pavimentos das igrejas.

Este monumento foi erguido em 1724, em memória dos mortos sepultados no primeiro cemitério dos Portugueses na Ilha, perto da Fortaleza de São Sebastião. Ali jazem os restos mortais do primeiro capitão do Forte de São Lourenço, Pêro de Sousa Camelo, e de sua esposa Violeta, de origem japonesa.

Armazéns de Sal Nankarramo
Armazéns de Sal Nankarramo

A extracção de sal (no continente) manteve-se durante muito tempo como a principal actividade da Ilha de Moçambique. Neste local era armazenado o sal produzido na baía de Mossuril e na Ilha de Moçambique, que posteriormente era escoado para outros pontos do interior de Moçambique. Actualmente ainda se faz a extracção de sal, mas em pequenas quantidades, tendo sido encerradas algumas das salinas. 

Monumento as Almas - Campa de São Gabriel
Monumento as Almas - Campa de São Gabriel

Este Monumento foi erguido em 1724, em memória aos mortos sepultados no primeiro cemitério dos Portugueses, perto da Fortaleza São Sebastião. Neste jazem os restos mortais do primeiro capitão do Fortim São Lourenço, Pêro de Sousa Camelo e sua esposa Violeta, de origem japonesa.

O Campo de São Gabriel, serviu de cemitério para os portugueses pobres desde o princípio do Século XVI até ao princípio de século XIX. Na altura, todos os portugueses ricos eram sepultados nos pavimentos das igrejas. A carbonização apenas ocorreu em 1858, uma vez que este campo também serviu de campo de tiro para os militares da fortaleza.

Primeira Mesquita de Moçambique
Primeira Mesquita de Moçambique

Na rua de S. Paulo, a noroeste da Ilha, em direcção ao Campo de São Gabriel, encontram-se as ruínas da primeira mesquita construída no território que hoje se chama Moçambique. Presume-se que tenha sido erguida no século XIII, o que faz dela um dos símbolos mais emblemáticos da precoce chegada dos árabo-suaílis à costa oriental de África e à islamização dos povos desta região. 

Estátua de Vasco de Gama
Estátua de Vasco de Gama

Na praça de S. Paulo encontra-se a estátua de Vasco da Gama erguida em homenagem ao navegador Vasco da Gama, em 1956. Na sua viagem a caminho da Índia, Vasco da Gama chegou à Ilha de Moçambique em 1498, colocando a pequena ilha no mapa do mundo, dotando-a de importância estratégica como escala de navegação da carreira da Índia, ligando Lisboa a Goa. A Ilha tornou-se a partir de então num dos pontos de encontro das embarcações eventualmente desgarradas na viagem de ida, assim como porto de ancoragem das que eventualmente se atrasassem e se perdessem com as monções.

Palácio de São Paulo (Museu da Ilha de Moçambique)
Palácio de São Paulo (Museu da Ilha de Moçambique)

Trata-se de uma das imponentes infra-estruturas da Ilha de Moçambique que resultou do conjunto das primeiras edificações erguidas no local, como a torre fortificada de São Gabriel, acomodações, armazéns e cisterna, entre outros compartimentos que deram origem ao então Palácio de São Paulo. A sua construção – muralhas, capela e torre - decorreu entre os anos de 1507 e 1530, como se pode comprovar em diversa documentação de arquivo.

Entretanto, a pequena fortificação, a torre de São Gabriel, perderia a sua importância com o início da construção da Fortaleza de São Sebastião, por ordem de D. João de Castro. Com as invasões holandesas no início do século XVII, e já com a praça militar instalada na nova fortaleza, a torre de São Gabriel foi quase totalmente destruída, exceptuando-se a sua capela.

Seria em 1610 que os jesuítas apelariam ao vice-rei da India, D. Rui Lourenço de Távora, do qual Moçambique dependia administrativamente, a doação daquele património, facto que ocorreu por carta do Rei de Portugal. 

Os jesuítas iniciaram as construções do colégio a partir de algumas paredes do forte que ainda se mantinham na altura.

Em 1674 beneficiou de melhoramentos e funcionou até 1759, data em que os padres Jesuítas foram expulsos de Portugal e das colónias. De 1763 a 1898, a infraestrutura funcionou como palácio dos Governadores Gerais da Coroa portuguesa. Em 1956, passou a servir de residência de comitivas governamentais coloniais até 1975, data da Independência Nacional. 

A partir de 1977, por orientação do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel, o Palácio de São Paulo foi transformado em Museu de História, comportando a Capela de São Paulo, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Marinha (incorpora hoje em dia, também, uma exposição sobre os resultados dos trabalhos de arqueologia subaquática) e o Museu de Arte Decorativa.

Convento de São Domingos
Convento de São Domingos

O primeiro Convento dos Padres Dominicanos na Ilha de Moçambique, foi fundado em 1577, mas destruído pelos holandeses, em 1607. Em Março de 1617, o convento foi reconstruído por ordem do Rei de Portugal.

De acordo com diversas fontes, o Convento dos Dominicanos na Ilha, era a base de onde partiam religiosos para as diferentes regiões do país e para além das fronteiras moçambicanas. Este convento serviu também para repouso dos religiosos que vinham da Índia e de Lisboa. Até 1821, o convento serviu de residência aos prelados que dirigiam a prelazia.

Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia
Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia

Construída no século XVII, presumivelmente em substituição de uma antiga capela das Misericórdias do século XVI, a ermida do Espírito Santo. Alvo de importantes acções de reconstrução, a primeira em 1700, sob a influência do estilo indo-português, a segunda em 1770, e ainda em finais do século XIX, e, finalmente, em 1937, ganhando então a fisionomia que hoje tem. A igreja estava situada ao lado do hospital da Misericórdia, instituído por volta de 1770 pelo governador Baltazar Pereira do Lago. Durante largos anos, a Igreja da Misericórdia serviu de igreja matriz, a Sé da Ilha de Moçambique, o que a torna num monumento religioso emblemático. É, actualmente, o único templo católico em funcionamento na Ilha.

Casa de Camões/Feitoria de escravos
Feitoria de escravos

Situada no centro da «cidade de pedra e cal», perto do actual edifício Casa Girassol, antiga rua do Fogo foi feitoria de escravos, os quais eram postos a leilão para venda aos mercadores vindos de várias regiões do Oceano Índico. Nesta casa cuja porta foi recuperada mantendo motivos decorativos de outrora, terá residido, segundo a tradição, o poeta Luís de Camões que viveu na Ilha durante pouco mais de dois anos, no século XVI.

Estátua de Camões
Estátua de Camões

Erguida em homenagem ao grande escritor e poeta da literacia portuguesa, marco da multifacetada história da Ilha de Moçambique. Além de ter cantado a Ilha na sua grandiosa obra Os Lusíadas, Camões influenciaria de forma positiva e motivadora as gentes da “pequena ilha”.

Foi inaugurada no dia 23 de Novembro de 1970 pelo então Governador-geral colonial,  Baltazar Rebelo de Souza.

O Presidente Samora Machel, por ocasião da sua visita a Portugal em Outubro de 1983, afirmou que Camões não era património exclusivo dos portugueses, pois ele também o era dos moçambicanos, por via da língua portuguesa (de língua de ocupação passou a ser símbolo da liberdade, da independência e da partilha).

Templo Hindu
Templo Hindu

Inserido num vasto jardim, no limite da «cidade de pedra e cal», o Templo Hindu testemunha o tempo em que os mercadores da Índia, na sua maioria banianes, marcaram presença relevante na Ilha de Moçambique. Desconhece-se a data precisa em que o templo foi construído, mas é possível que tenha existido um templo hindu no século XVII, depois da criação na Ilha da Companhia dos Mazanes (1686), durante o governo do Vice-rei da Índia, D. Sebastião de Morais. Sabe-se, porém, que os crentes desta religião possuíam, desde finais do século XVIII ou início do XIX, um cemitério (crematório) perto da praia de Santo António. É uma prova material da presença dos banianes na Ilha de Moçambique. Os hindus que vinham para Moçambique exerciam actividades como o comércio, a alfaiataria e a ourivesaria. 

Mercado Central
Mercado Central

O Mercado Central ou Mercado Municipal é dado como tendo sido construído no último quartel do século XIX, provavelmente em 1887, embora no gradil da entrada assinale o ano de 1905 como sendo o ano da sua construção. Tinha por finalidade prover de produtos de primeira necessidade a população da Ilha. Actualmente a sua funcionalidade encontra-se descaracterizada face à projecção inicial, contudo o edificado permanece relativamente conservado.

Hospital da Ilha de Moçambique
Hospital da Ilha de Moçambique

A sua construção é posterior a 1877, no mesmo lugar onde antes existiu um outro hospital, sob administração da Ordem dos Hospitaleiros de S. João de Deus, que tinha sob a sua alçada um convento e uma igreja (entretanto demolidos). O novo hospital foi constituído por edifício principal com três corpos e enfermarias, em edifícios isolados e localizados nas traseiras. Apesar do adiantado estado de degradação, este edificado prevalece imponente (durante largos anos, a grandiosidade das instalações não teve paralelo em todo o então designado espaço português).

A sua construção tinha por finalidade a assistência não só à população local, mas também aos doentes de outras localidades e regiões, em particular da África Oriental. Mais tarde serviu de polo de assistência social e humanitária aos feridos das duas grandes guerras mundiais.

Jardim de Memória
Jardim de Memória

Criado em Agosto de 2007, no âmbito do programa Estelas, Memória e Escravatura nas Ilhas e Países do Oceano Índico, no quadro do projecto internacional Rota dos Escravos da UNESCO, iniciado em 2004. O Jardim da Memória está localizado no que se supõe ter sido uma estrutura de recolha de escravos. A sua realização contou com a cooperação entre os governos de Moçambique, França e Ilha Reunião, no âmbito da celebração da data que assinala a abolição da escravatura.

Com a construção deste monumento pretendeu-se não só cristalizar “a memória do tráfico de escravos”, mas também homenagear os muitos africanos enviados como escravos para diferentes partes do mundo, nomeadamente para as ilhas do Índico, para o continente asiático e para a América do Sul. Pela sua dimensão cultural, o Jardim da Memória exalta a História da Ilha de Moçambique, do País e da Humanidade.

A gravura ao centro representa a imagem de uma embarcação que era utilizada para o transporte de escravos da costa moçambicana para as ilhas francesas do Oceano Índico.

Capitania
Capitania

O edifício do antigo arsenal, onde está instalada a capitania da Ilha de Moçambique, foi comprado à antiga feitoria francesa de Régis Ainé, de Marselha, ao que tudo indica antes de 1763, ano em que os governadores ou capitães-generais passaram a residir no Palácio de São Paulo, transformado em residência oficial. A capitania-geral foi criada em 1752, ano em que Moçambique deixou de estar sob a tutela administrativa do vice-rei da Índia.

No interior do edifício encontram-se dois canhões que vieram da Cabaceira, encontrados em estado de abandono. Os canhões são feitos de bronze e foram fabricados em 1882. Foi no edifício da Capitania em que se instalaram uma oficina de ferreiros, inaugurada em 1876, uma serração, em 1879, e uma fundição, entre 1882 e 1885, todas dotadas de máquinas a vapor. Actualmente, entre outros elementos de interesse, são dignos de apreciação o portão de entrada e o Brazão de armas.

Igreja de Nossa Senhora da Saúde
Igreja de Nossa Senhora da Saúde

Este monumento, localizado no limite da «cidade de pedra», terá sido fundado pelos frades Capuchos que o construíram nos anos de 1630, com donativos de importantes moradores da Ilha. Edificado numa parte elevada da Ilha, sobre um rochedo sobranceiro ao mar, no lugar onde terá existido uma pequena ermida (começou por ser uma ermida com o mesmo nome) cujo proprietário, António Coutinho, a doou aos frades Capuchos, que chegaram à Ilha de Moçambique em 1633 para tomar posse dos bens. Após a retirada dos frades capuchos, o edifício foi, algum tempo depois, entregue aos frades da Ordem de São João, responsáveis pelo hospital real situado nas imediações.

Em 1801 foi reconstruída por Joaquim do Rosário Monteiro, um grande negociante e proprietário e mercador de escravos de origem indo-portuguesa, com vários interesses na Ilha, em Mossuril e nas ilhas de Cabo Delgado.

A partir de 1819, a igreja deixou de estar aberta ao público, passando a desempenhar várias funções, designadamente de casa mortuária ao serviço do hospital real. Posteriormente foi transferida para a paróquia, servindo então de escola e de espaço de obras sociais. Este monumento serviu também como hospital durante muito tempo, sobretudo no período da II Guerra Mundial. Ao longo dos anos em que passou pela gestão de vários órgãos e entidades, a igreja foi sendo alvo de reparações e pequenas modificações. 

Nesta igreja, de recheio modesto, existem, contudo, alguns elementos dignos de serem apreciados, nomeadamente o estilo arquitectónico indo-português, um valioso altar indo-português construído em Goa, tido como um dos mais imponentes da Ilha, a ampla escadaria, os arcos sineiros e a lápide que assinala a reconstrução da igreja em 1801 por Joaquim do Rosário Monteiro.

Mercado do Peixe
Mercado do Peixe

A pesca, sobretudo a pesca artesanal, é desde há muito a actividade principal que assegura a sobrevivência de grande parte da população da Ilha de Moçambique. Foi com o objectivo de facilitar e dinamizar a venda de peixe na Ilha de Moçambique, que se construiu o Mercado do Peixe. O edifício serve na actualidade, também, para a comercialização de produtos de necessidade básica, além de servir refeições de venda ambulante.

A Casa dos Escravos
A Casa dos Escravos

Localizada na Cidade de Pedra e Cal, perto do celeiro, este monumento histórico serviu durante vários anos da escravatura, de local de armazenamento de escravos oriundos de várias regiões do País. Os escravos eram aqui primeiramente guardados num período indeterminado, em regime “de quarentena”, com o objectivo de os deixar recuperar forças e alimentá-los antes de serem vendidos aos mercadores. De acordo com as fontes, muitos escravos morreram aqui, enquanto aguardavam pelos seus futuros patrões.

Mesquita Central ou Mesquita Grande
Mesquita Central ou Mesquita Grande

Está localizada na «cidade de macúti», na rua da Solidariedade, onde também se encontra o mercado do peixe. A também designada Mesquita Grande foi edificada no início dos anos vinte (entrou em actividade em 1922) e é o principal templo islâmico da Ilha de Moçambique, testemunho e marco simbólico da presença secular do Islão em Moçambique.

Ao lado deste belo edifício clássico ao estilo árabo-islâmico, funciona a mais importante e porventura mais antiga das escolas muçulmanas, a madrassa construída em 1930. O templo foi alvo de modificações. A sala grande funciona como sala de orações das mulheres.

De salientar que a maior parte da população local professa a religião muçulmana, embora, hoje em dia, se verifique uma tendência para o surgimento de outras religiões, em resultado de pessoas oriundas de outras regiões, por motivos profissionais e/ou académicos.

Mercado Andalane

O Mercado Andalane constitui um dos principais mercados da Ilha e é, sobretudo, um espaço de interculturalidade onde se pode provar a gastronomia local e assistir à prática de diversos jogos tradicionais, dando a imagem de harmonia entre as diferentes comunidades e culturas locais.

Igreja de Santo António
Igreja de Santo António

A Igreja de Santo António, localizada num dos pontos mais elevados e pitorescos na costa leste da Ilha, já existia no final do século XVI ainda que se desconheça a data precisa da sua construção. A pequena ermida foi erguida sobre as ruínas de um forte aí construído em 1587, por decisão do então governador de Sofala e Moçambique, D. Jorge de Menezes, denominado forte de Santo António, segundo testemunhos do cronista português António Bocarro. 

A ermida servia de sinal e caminho para se chegar à fortaleza de São Sebastião, por onde se acedia ao porto. O primitivo forte terá sido desmontado em 1595 por decisão régia do Vice-rei da Índia em 1588.

Por volta de 1820, a pequena igreja foi reformulada, tendo sido demolido parte do edificado, mantendo-se apenas a capela-mor,

que foi então cercada por um forte, de planta quadrada, também chamado de Santo António (visando a defesa da costa leste da Ilha e cruzando fogo com a fortaleza de São Sebastião). A igreja sofreu obras de restauração em 1892, ficando ali sedeada a paróquia de S. Sebastião dos Militares, dotada de duas cortinas artilhadas, três peças de artilharia e compartimentos para alojar os militares ali residentes. O abastecimento de água era feito, como noutros edifícios da Ilha, por cisterna e recolha de água realizada através dos terraços.

Capela de São Francisco Xavier
Capela de São Francisco Xavier

Este pequeno templo cristão está situado no extremo da Ilha, perto da ponte de ligação ao continente, junto ao cemitério cristão. A capela, edificada em 1922 tem apenas um altar, a que foi acrescentado um alpendre em 1939, e assinala a permanência do padre jesuíta Francisco Xavier na Ilha de Moçambique, aquando da sua viagem para a Índia, em 1541/1542. No local foi erguido, em 1870, um padrão na forma de cruz, em madeira, substituído em 1883 por um padrão de mármore com a cruz em ferro. De acordo com a tradição, era neste local que o missionário Francisco Xavier se recolhia para fazer as suas orações.

Crematório Hindu, Cemitério Islâmico e Cemitério Católico
Crematório Hindu, Cemitério Islâmico e Cemitério Católico

No extremo sudeste da Ilha, encontram-se localizados os cemitérios islâmicos, cristão e hindu. A presença destes locais de culto religioso na ponta da Ilha remonta ao século XIX.

Os actuais cemitérios muçulmano e cristão foram erguidos em 1845 e 1879, respectivamente. O actual cemitério hindu foi transferido para o local onde se encontra um crematório e algumas sepulturas de crianças que datam de 1852. 

Fortim de São Lourenço
Fortim de São Lourenço

Situado no pequeno ilhéu de São Lourenço, a sul da Ilha de Moçambique, encontra-se o forte que leva o mesmo nome. A pequena fortificação edificada chamou-se primeiro Santo António e foi mandada edificar por D. Jorge de Menezes, entre 1587 e 1589. Construído com o mesmo objectivo de outras fortificações – a defesa da Ilha de Moçambique do expansionismo omanita que, em finais do século XVII, a partir da Arábia, iam estabelecendo o seu poder e controle sobre a África Oriental.

Quando foi reconstruído em 1695 terá tido um formato redondo, conforme uma planta da época. O actual forte, erguido por volta de 1830 já com a designação de São Lourenço, em formato triangular, fez-se, de algum modo, do aproveitamento de partes do anterior edificado, como se pode observar pela escada e porta antiga de acesso ao ilhéu.

O forte, preparado de acordo “com os cânones das tácticas militares” vigentes na época, cruzava fogo com a fortaleza de São Sebastião e estava poderosamente armado com vinte e dois canhões dispostos nos terraplanos das muralhas. A porta de armas, rectangular, está localizada na cortina que liga dois baluartes. Em frente ao forte ainda se podem observar restos de uma antiga cisterna, a casa de guarda e demais dependências.

Ponte Sarmento Rodrigues
Ponte Sarmento Rodrigues

Apesar da ideia de se construir uma ponte que ligasse a Ilha ao continente existisse desde o século XVI, só no séc. XX, mais concretamente na década de 60, é que se concretizou a mando do então Governador Sarmento Rodrigues. A sua inauguração data de Junho de 1967. A ponte tem um comprimento de 3.800 metros com 8 desvios que distam entre si 400 metros.

Watólofu (Farol da Ilha de Goa)
Watólofu (Farol da Ilha de Goa)

O farol da Ilha de Goa existe desde 1876. Esta torre tem dupla função, a de orientar os navegadores marítimos e os aero-marítimos, com um alcance de 16 milhas.

A ilha de Goa localiza-se a Noroeste da Ilha de Moçambique e o seu nome, segundo as fontes, deve-se ao facto do navegador português, Vasco da Gama, ter aí feito escala em 1498, aquando da sua viagem em busca do caminho marítimo para a Índia (Goa).

Este farol, está assente sobre uma base do mesmo formato, de maiores dimensões, serve de residência aos funcionários em serviço

Mesquita Gulamo
Mesquita Gulamo

Mesquita Gulamo foi construída pelo Xeique Gulamo, provavelmente no séc. XV, após ter-lhe sido concedida a liberdade do cativeiro da Fortaleza de São Sebastião, tendo sido transferido da cadeia de Goa na Índia.

A construção desta mesquita surge como cumprimento da promessa feita pelo Xeique durante o período de reclusão na Fortaleza de São Sebastião.

Actualmente, a Mesquita Gulamo constitui um monumento histórico localizado na zona continental e dista da ponte aproximadamente 5 km.

Cemitério Inglês
Cemitério Inglês

Localizado na parte continental da Ilha de Moçambique (Lumbo), o Cemitério Inglês homenageia os oficiais militares britânicos e outros anónimos perecidos que usaram o solo Moçambicano durante a 1ª Guerra Mundial, para vários fins ao abrigo da aliança entre Portugal e Inglaterra.